Identificação de estruturas internas e externas - camarão e polvo
O objetivo da prática realizada no laboratório no dia 04/09/2012 foi identificar as estruturas externas e internas do polvo e do camarão e conhecer as suas funções.
Introdução
Os moluscos são animais de corpo mole, A maioria apresenta uma concha de calcário, com variedade de cores, formas e tamanhos e que normalmente são externas e algumas vezes podem ser internas. Os moluscos são também adaptados a todos os tipos de ambientes: terrestre e aquático. Seu corpo apresenta 3 partes: cabeça, pé e massa visceral, na cabeça ficam a boca e os olhos, o pé é uma forte massa usada para locomoção e fixação.
O polvo pertence ao filo dos moluscos, onde também se encontram seus parentes próximos: os moluscos, os caracóis e as lesmas. Mas os polvos estão separados dos moluscos dentro da classe dos cefalópodes, que inclui os mais avançados animais do filo (a lula, a sépia e o náutilo). O polvo se desenvolveu mais que os cefalópodes, que têm origem há mais de 600 milhões de anos. Enquanto os cefalópodes ostentam alguma forma de concha interna ou externa como seus parentes moluscos, o polvo não possui nenhuma. A palavra cefalópode significa literalmente "pés-na-cabeça" e se refere ao fato de os tentáculos desses animais se ramificarem diretamente de suas cabeças. Alguns cefalópodes têm tentáculos e braços, mas o polvo se arranja muito bem com os oito tentáculos, os quais usa para praticamente tudo.
Crustáceos são os artrópodes que possuem uma crosta protegendo o corpo. Os principais representantes dessa classe são os camarões, as lagostas, os caranguejos e os siris, todos com 5 pares de patas. São decápodes e em sua maioria as 2 patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas como adaptação à preensão de alimentos.
. Praticamente todos os seres desta espécie nascem de ovos, sendo que maioria deles atravessa um estágio pelo qual se mostram muito diferentes dos animais em que se transforma quando adultos. Ao atingirem a fase adulta, cobrem-se com uma casca