trabalhos...
Epitelial
3
O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células organizadas muito próximas umas das outras, mantidas em íntimo contato por uma pequena quantidade de material intercelular, denominado glicocálice. As células epiteliais formam um tecido coeso que reveste a superfície do corpo, o lúmen de órgãos cavitários, além de limitar as cavidades corporais ou mesmo se especializar formando estruturas glandulares. Quase todas as células epiteliais encontram-se associadas à membrana basal, que é uma estrutura rica em glicoproteínas e serve para unir as células epiteliais ao tecido subjacente.
P OLARIDADE
DAS
C ÉLULAS E PITELIAIS
A maioria das células epiteliais é morfofuncionalmente polarizada, apresentando sua membrana plasmática e o citoplasma adjacente quimicamente especializado, reconhecendo-se várias superfícies celulares, pelas quais as células se relacionam entre si e com outros tecidos (Fig. 3.1). A superfície apical ou livre ou ainda domínio apical da célula epitelial encontra-se direcionada para a superfície livre do epitélio, isto é, voltada para o meio externo; a superfície lateral ou domínio lateral é a região de contato entre células vizinhas, onde se observam complexos juncionais; e a superfície basal ou domínio basal é a superfície da célula epitelial voltada para o tecido conjuntivo subjacente que, por vezes, apresenta profundas invaginações de membrana que aumenta a superfície celular de intercâmbio com o meio extracelular, além de manter contato com a membrana basal. As superfícies apicais e basais de um epitélio são, em regra, quimicamente distintas, e refletem uma organização estrutural polarizada das células epiteliais individuais.
A posição do núcleo ajuda a definir a organização das organelas citoplasmáticas. Desta forma, o citoplasma compreendido entre o núcleo e a superfí© Direitos reservados à EDITORA ATHENEU LTDA.
21
Domínio apical
Domínio lateral
Domínio basal
Membrana