trabalhos
A ideia de que chega assistir às aulas para se saber a matéria não é verdade. É necessário estudar em casa, copiar os apontamentos das aulas, saber consultar os manuais ou outros livros auxiliares.
Não devemos estudar apenas para as disciplinas de que mais gostamos, nem devemos estudar só nas vésperas das avaliações, mas se não houver outra alternativa, existem algumas regras que poderão tornar uma noite de estudo relativamente bem sucedida.
Deve evitar-se estudar muitas horas seguidas antes dos testes, porque, devido à falta de tempo e consequentes ansiedade e insegurança, começa a ter-se dificuldades de concentração e de memorização para organizar toda a informação estudada.
Se fores capaz de estabelecer horários de estudo adequados e organizar os teus momentos de estudo, obterás melhores resultados escolares, porque terás tempo para organizar e rever as matérias estudadas. Desta forma, vais sentir-te mais confiante e seguro dos teus conhecimentos quando tiveres avaliações.
Antes de organizares os teus momentos de estudo reflecte sobre o ambiente de estudo que seria ideal para ti:
• Estudo melhor em casa/biblioteca/café/outro lugar?
• Estudo melhor à noite/de manhã/de tarde/fins de semana/ao longo da semana?
• Estudo melhor sozinho/com amigo/em grupo?
• Estudo melhor sob pressão ou atempadamente?
• Estudo melhor com música/num sítio sossegado/num sítio barulhento?
• Preciso de um intervalo de 30 em 30 minutos/de hora a hora/de duas em duas horas/sem interrupção?
REGRAS PARA UMA NOITE DE ESTUDOS
É impossível estudar numa noite tudo o que devias ter estudado durante um determinado período de tempo.
Estuda cada tema da matéria em profundidade. Passa só ao seguinte quando achares que já dominas bem o anterior. É preferível saberes bem partes da matéria do que saberes pouco sobre muitas.
Para conseguires memorizar com sucesso, usa a repetição. Pode ser uma boa ideia recitares a matéria alto.
Gasta alguns