trabalhos
Devido a sua grande versatilidade no manuseio, armazenamento, processo de fabricação e estabilidade, alimentos em pó tem se destacado no setor alimentício. Alguns exemplos desta classe de alimentos são: leites (integral e desnatado), alimentos destinados a crianças em fase de aleitamento, bebidas à base de cacau, café e malte, café solúvel, sopas desidratadas instantâneas, suplementos proteicos, pré-misturas para panificação, leveduras, enzimas, aromas, entre outros (VISSOTTO, 2006).
O processamento do cacau se inicia a partir do preparo das sementes que passaram pelos processos de fermentação, secagem, torrefação, moagem e prensa. Ao final desse processo tem-se a separação da manteiga de cacau e da torta que dá origem ao cacau em pó. (MEDEIROS, 2010).
Os achocolatados são alimentos consumidos por pessoas de todas as idades e podem ser encontrados em todo o mundo. As suas características sensoriais e nutricionais, assim como sua conveniência e praticidade, fazem com que o produto seja bem aceito pelo consumidor. De forma geral, o achocolatado contém cerca de 70% de sacarose ou de outros açúcares e cerca de 30% de cacau em pó (EDUARDO, 2004). 2. OBJETIVO
Devido ao aumento na produção e consumo e a grande variedade de achocolatados presente no mercado, a prática teve como objetivo avaliar propriedades físico-químicas que estão diretamente relacionadas com a qualidade final do produto.
3. MATERIAL E MÉTODOS
As amostras utilizadas foram achocolatados comerciais obtidos no comércio local (Marcas: Vilma, Zaeli, Flamboyant e Tody).
3.1 Teor de umidade
Pesou-se cerca de 5 g de amostra placas taradas. Levou-se à estufa a 105 ºC, onde o material foi desidratado até peso constante. E o teor de umidade foi calculado.
3.2 Higroscopicidade
Para a determinação da higroscopicidade, colocou-se cerca de 1 g de cada amostra em um recipiente hermético contendo uma solução saturada de NaCl (umidade relativa de 75,29%). A higroscopicidade foi definida