Trabalhos
Fonte: www.climasgeografiaamanda.blogspot.com.br
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA:
Desigualdade social.
A associação espontânea e imediata que vem aos entrevistados quando pensam no significado da expressão “desigualdade social” se dá, principalmente, por meio da referência a temas claramente econômicos: baixos salários, má distribuição de renda, falta de emprego ou referências similares.
“Fome”: esta foi a resposta da maioria dos pesquisados, quando estimulados a dizer a primeira ideia que lhes ocorria ao pensar em pobreza. Em segundo lugar, veio a associação a temas explicitamente econômicos, como “falta de emprego” e “baixos salários.”
Ainda sobre a pobreza, a pesquisa procura averiguar qual o nível de renda que os entrevistados atribuem àqueles a quem consideram “muito ricos, ricos, etc.” até “extremamente pobres”. O resultado previsto confirmou-se: nas regiões e segmentos mais pobres da população, é maior o número dos que atribuem rendas relativamente menores aos “ricos e muito ricos”, quando comparados com entrevistados de regiões e segmentos relativamente menos pobres.
O Governo é o grande responsável pelo combate à pobreza. Essa opinião prevalece em todas as regiões, mas é significativamente maior entre os pesquisados no Nordeste e, em contrapartida, claramente menor que a média entre os das regiões Sul e Sudeste.
É bastante pequeno o nível de conhecimento dos brasileiros sobre qual órgão do
Governo Federal é responsável pela condução das políticas sociais. Apenas 10,4% acertaram, citando o Ministério do Desenvolvimento Social. A maioria absoluta
(86%) não quis arriscar um nome e declarou, explicitamente, não saber.
Qual é o Ministério responsável pelos principais programas