econometria
ALUNA: ALTAMARA CARDOSO PEREIRA MATR.: 10923311
PROFESSOR: PAULO AMILTON
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMETRIA
CURVA DE PHILIPPS
JOÃO PESSOA NOVEMBRO/2011
1. Abordagem Teórica O trade off entre inflação e desemprego é determinado como Curva de Phillips. Esta curva, expressa a relação negativa entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação. De acordo com o gráfico abaixo, a queda das taxas de desemprego resulta em custos de taxas de inflação mais elevadas.
1.1. Apresentação de dados:
2. Análise de resultados A partir dos dados foi estimada a equação utilizando o M.M.Q.O. .Os resultados são mostrados a seguir:
Tabela 1 Com base na tabela 1, ao avaliar o teste – T e o Prob., os resultados mostram que o parâmetro estimado foi insignificante, implicando na aceitação de hipótese nula,isto é, os parâmetros estimados são iguais a zero. Embora, havendo insignificância nos parâmetros, a partir do coeficiente podemos notar que a relação negativa entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação, com diz com a teoria. O modelo estimado apresentou coeficiente de determinação R² de 0,00073 e coeficiente de determinação ajustado R² ajustado de – 0,03 significando que aproximadamente 0,073% das variações ocorridas na inflação são explicadas pelas variações ocorridas no desemprego. Assim, podemos concluir que não é um bom modelo. Entretanto, o modelo poderá melhorar se houver presença de heterocedásticidade. Utiliza-se o Teste de Durbin- Watson para detectar a autocorrelação nos resíduos - DW. O teste foi de d=1,44 indicando que o valor encontra-se na zona de indecisão, assim não se pode concluir se há ou não autocorrelação.
Tabela 2 Com base na tabela 2, o Teste White foi utilizado para verificar a presença de heterocedásticidade. Sendo a estatística do teste de hipóteses: Ho: homocedasticidade e H1: heterocedásticidade, de acordo