Trabalhos
Os líquens são seres vivos de forma muito simples, que constituem um organismo formado por um fungo e uma cianobactéria ou alga que se encontram em mutualismo (vantagens para ambos os indivíduos). Nessa relação à alga é responsável pela produção de alimento, e o fungo pela proteção para o desenvolvimento da alga.
Amostras de líquens foliosos foram retiradas de troncos.
Foram cortadas com um auxílio de um bisturi, até ficarem bem pequenos e se separarem os pedacinhos do líquen (parte clara) do tronco (parte escura). Isso foi feito para conseguir fazer com que as hifas juntamente com as células de algas se separassem para serem analisadas no microscópio.
Ainda com o auxílio do bisturi, esses pedaços foram levados para uma lâmina.
Foi adicionado duas gotas de água destilada, e em seguida uma lamínula fora colocada em cima da lâmina.
Foram analisados em um Microscópio Nikon E200 células de algas associadas aos líquens.
400x
Observação de Líquens na lupa:
Líquens Foliosos: sua estrutura não adere totalmente ao seu substrato; formando algumas “escamas” que se assemelham a folhas, por isso seu nome.
Aspecto de flor, marrom, bordas irregulares e curvadas. Possui presença de esporos.
Líquens Crustosos: Estão extremamente fixados ao seu substrato. São desprovidos de córtex inferior, por isso adere toda a sua medula ao seu substrato. Seu talo é semelhante a uma crosta. Encontra-se anexado a troncos por exemplo.
Semelhante a um pedaço de madeira. Possui uma cor marrom, com alguns musgos (plantas) em suas extremidades.
Líquens Fruticosos: Leva esse nome por sua forma ser parecida com um arbusto, e por possuir uma forma ereta. Podem possuir uma forma cilíndrica ou achatada. São sempre ramificados.
Estrutura de “copo” semelhante à estrutura reprodutiva do ascomiceto.