trabalhos
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra a Alemanha, logo após o inimigo ser derrotado, os antigos aliados se transformaram em adversários.
A Guerra Fria foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações. A guerra é chamada de fria porque não houve uma guerra ou conflitos diretos entre as duas superpotências, dada à inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi um dos maiores objetivos durante a primeira metade da Guerra Fria.
A rivalidade entre as duas nações tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada um, uma vez que cada uma possuía um sistema político distinto e organizava sua economia de modo diferente da outra. Os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa, enquanto a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da propriedade privada, a igualdade econômica e um Estado forte capaz de garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos.
A Doutrina Truman, surgida em 1947 nos Estados Unidos, pode ser entendida como o apoio militar e econômico aos países que pudessem ser dominados pela União Soviética. Essa doutrina rompeu com o isolacionismo dos Estados Unidos e traduziu-se pela politica de contenção. Segundo essa orientação, a União Soviética era um grande inimigo que deveria ser combatido pela vigilância e pela força, se necessário. Os soviéticos representavam a ditadura e a opressão, ao contrário dos habitantes dos Estados Unidos, que personificavam a democracia.
Desde o início da guerra fria houve várias fases