Trabalhos
População
A população da China cresceu o equivalente a "uma Turquia" no decorrer da última década e o país mais populoso do mundo alcançou a marca de 1,34 bilhões de habitantes.
Os novos números mostram um aumento populacional de 73,9 milhões entre 2001 e 2010, ligeiramente superior a toda a população atual da Turquia.
O recenseamento revelou ainda que a proporção de idosos no país aumentou, enquanto a de jovens caiu bastante. Pessoas com 60 anos ou mais somam 13,3% da população, cerca de três pontos porcentuais mais que em 2000. Pessoas de até 14 anos somaram 16,6%, 6,3 pontos porcentuais menos que há uma década.
O rápido envelhecimento da população gerou preocupações sobre se o país será capaz de sustentar seu alto crescimento econômico, pois menos jovens estão dispostos a trabalhar nas fábricas e construir as estradas que transformaram o país na segunda maior economia mundial. Outro resultado é que metade da população chinesa agora é urbana: 49,7% vivem em cidades, 36% a mais que há dez anos, uma marca histórica para o país de longa tradição rural.
Saúde
O ministro da Saúde da China Chen Zhu afirmou hoje (8) em Beijing que durante os 60 anos desde a fundação da Nova China, a área de saúde do país vem obtendo grandes êxitos, com significativos avanços na prevenção, controle e tratamento de doenças. O sistema básico de seguro médico também tem sido constantemente aprimorado. Os principais indicadores de saúde da população chinesa estão entre os primeiros em relação a outros países em desenvolvimento.
"A formação do atual sistema de saúde que cobre as cidades e o campo foi concretizada nesse período. A capacidade de prevenção e controle de doenças vem se fortalecendo, a garantia médica básica tem sido gradualmente ampliada e o nível de ciências e tecnologia aplicadas à saúde está em crescimento constante. Os principais indicadores de saúde da população chinesa estão entre os melhores dos países em desenvolvimento."
Foi o que disse o