TRABALHOS
MATÉRIA: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
PROFESSOR:
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTES: DELCIANE VIEIRA BRAGA FREDERICO JOSÉ JÚNIOR
RIO DE JANEIRO 2014
PARTE - 1
Ale Combustíveis
Para se manter como uma das melhores do país no quesito recursos humanos, a ALE desenvolveu projetos voltados para a motivação dos profissionais, como o “Orgulho de ser ALE”, que tem como objetivo reforçar na equipe as vantagens de pertencer a uma importante empresa nacional. “Temos uma grande preocupação com o clima organizacional, mantendo um relacionamento próximo e amigável entre todos os setores e níveis. O resultado é um ambiente saudável que enche de orgulho os colaboradores”, afirma o gerente-executivo de RH, Vladimir Barros.
Em 2012, a empresa deu início a dois programas para as lideranças: o Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) e o Programa de Posições Chaves. “Temos priorizado ações que levem ao desenvolvimento de competências fundamentais para o negócio, como, por exemplo, a visão global dos principais processos da empresa. Para isso, envolvemos os gestores em job rotation em áreas diversas, contribuindo para ampliar a visão do negócio bem como aprimorar suas competências técnicas e comportamentais de gestão”, declara o gerente de RH. Além disso, a ALE promove cerca de 20% de seu quadro de colaboradores e oferece bolsas de estudos de 50% para cursos de pós-graduação.
A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação e a área de recursos humanos ocupa, cada vez mais, um papel estratégico para os negócios. “Na ALE, considera-se que as pessoas são o melhor combustível. Ou seja, entendem que os colaboradores são os principais responsáveis pelo sucesso da organização e, portanto, todo o sucesso se deve ao fato de termos profissionais dedicados e de alto desempenho. Por isso, acreditamos que o investimento em ações e programas para o