trabalhos
201PAGES EM
ESTE WIKI
Editor: Carolini Cristina Valle
Colaboradores: Abel Beiger, Francielly Alexandra Jorge, Júlio Murilo Retzlaff
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que acomete aproximadamente 24 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Seus sintomas são variados e sua origem envolve diversos fatores. É uma doença foco de muita curiosidade e preconceito e esse trabalho procura esclarecer alguns pontos a respeito disso.
Conteúdo
[exibir]
Introdução:
Cartaz do filme uma mente brilhante. Fonte: http://www.cinemaemcena.com.br/AbreCartaz.aspx?id_filme=30&id_cartazes=2055
By Carolini 1 de dezembro de 2010
A Esquizofrenia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “É uma grave forma de doença mental”, que acomete aproximadamente 24 milhões de pessoas no mundo. Os primeiros conhecimentos sobre a essa doença datam de muitos anos antes de Cristo, porém ela começou a ser melhor estudada por Emil Kraepelin, e em 1836 foi batizada de “Dementia praecox”.
Posteriormente, em 1908, o psiquiatra suíço Eugen Bleurer propôs o nome “Esquizofrenia”, que do grego significa “mente dividida” e reflete a opinião do estudioso, sendo que ele defendia que as principais características da doença são: dificuldades de associação do pensamento e de criação de vínculos afetivos.
Desde então, a esquizofrenia vem sendo amplamente estudada, e devido as suas características intrigantes, desperta curiosidade entre profissionais da área e entre leigos, sendo com isso inspiração de várias produções culturais, entre as quais podemos destacar os filmes, “Uma mente brilhante” e “O Solista”.
Origem/Causa:
A esquizofrenia é uma doença de origem multifatorial, o que significa que diferentes fatores estão envolvidos no seu desencadeamento. Podemos ressaltar o componente genético, que segundo Glen O. Gabbard, colabora com uma concordância entre 40 e 50% em gêmeos idênticos e, segundo Wagner Gattaz, 13%