MOTIVAÇÃO
Em meio ao cenário de grandes mudanças na organizações, preocupar-se com aspectos como a motivação dos funcionários tornou-se essencial, afinal a motivação é a força propulsora que está por trás de todas as ações de um organismo, é uma força interior que gera um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás de suas ações o que é um elemento essencial para uma aprendizagem e desempenho eficiente.
Segundo Castro:
[…] a motivação é a ação ou efeito de motivar, é a geração de causas, motivos,sentidos ou razões para que uma pessoa seja mais feliz e efetiva em suas relações. É o processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamentos e ações.(CASTRO,A. PIRES.2002,p.85-86)
O assunto em pauta vem acumulando uma enorme quantidade de teorias, hipóteses e informações fornecendo conceitos e modos para se chegar ao objetivo. Outra definição encontrada foi com base no livro: Administração, Novo Cenário Competitivo; “ A motivação refere-se a forças que energizam, dirigem e sustentam os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como o piscar de olhos, é motivado.”(Bateman; Snell.2010,p. 422) Cada autor nos transmite as mais variadas interpretações e modelos para obtermos a compreensão dessa palavra tão importante. No entanto,” motivação é quando a ação tem como origem o potencial propulsor, interno à própria pessoa, ou seja, aquilo que se é observado em termos comportamentais”.(BERGAMINI, Cecília. p.25) Hoje com toda a evolução histórica dos conceitos de motivação, também definida como impulso à ação, necessidade ou tendência (Piéron,1964:Archer, 1997) conseguimos compreender mais profundamente os aspectos internos do ser humano, a sua motivação que basicamente é originada no interior do indivíduo. É essa motivação interna conceituada como:
“ Mecanismo intrínseco que “move” o indivíduo e o mantém disposto e feliz, permitindo sua evolução e senso de