trabalhos
Grupo: Anderson Alves Flávia Soares Thais Ulrichsen Thaís A. dos Santos Victoria Duarte
Trabalho AS CULTURAS NACIONAIS COMO COMUNIDADES IMAGINADAS – QUESTÕES DO TEXTO Orientadora: Alita Rego
Rio de Janeiro, 2014
1 – Comente o texto de Stuart Hall? O texto trás uma afirmação até uma pouco lógica: “Não são coisas com as quais nascemos, mas são formadas e transformadas no interior.”
Entendemos que essa identidade nacional é gerada de acordo com a cultura em qual somos gerador como Seres.
Estamos inserido a uma nação ou/e sociedade, cuja, tem sua representação cultural. Que muita das vezes é imposta a nós automaticamente, quando nascemos.
Afirmo também que é exatamente como foi mencionado no texto. Nós não somos apenas cidadãos/as legais de uma nação. Possuímos idéias, pensamentos e até sentimentos, logo isso nos torna também representante de uma cultura nacional, nos lembrando da nossa indentidade e da nossa lealde á nação.
2 – Em que época surgiu a idéia de cultura nacional? Onde esse sentido de pertencimento se manifestava nas culturas mais tradicionais? Numa era pré-moderna ou em sociedades mais tradicionais, eram dadas a tribo, ao povo, a religião região, foram transferidas, gradualmente, nas sociedades ocidentais, á cultura nacional. Onde o sentindo de cultura se manifestava, numa comunidade imaginada.
3 – Quais são os cinco elementos constitutivos da narrativa que afirma uma cultura nacional e explique cada um dele? Uma cultura nacional é um discurso: Um modo de construir