Trabalhos
Desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem-estar.
O autocuidado é usado como sinônimo de cuidado de si próprio.
O corpo é a parte mais concreta do nosso ser. Os pensamentos e as emoções são mais sutis e podem ser mascarados, manipulados ou mesmo não reconhecidos. O corpo, ao contrário manifesta com clareza uma dor, um desconforto e também um alívio, uma vitalidade. Por isso o corpo é uma boa ferramenta para ser utilizada no AUTOCUIDADO. Mas AUTOCUIDADO não significa cuidar apenas do nosso físico. Sabemos que muitos dos desconfortos de nosso corpo são resultados de emoções exacerbadas como a raiva e a mágoa, entre outras, e é impossível separar o corpo, a mente e a emoção. Cuidando das emoções cuidamos do corpo e da mente e vice-versa. Autoestima
A autoestima é a valorização, geralmente positiva, que temos de nós mesmos. Por outras palavras, a autoestima é um sentimento valorativo do conjunto das nossas características corporais (físicas), mentais e espirituais que formam a personalidade. Esse sentimento pode mudar/evoluir com o tempo. O conceito de autoestima é bastante importante no campo da psicopedagogia. Esta disciplina considera a autoestima como sendo a causa das atitudes construtivas nos indivíduos, e não a consequência das mesmas. Posto isto, um aluno que tenha uma boa autoestima tem grandes hipóteses de ter boas notas e de ser bem sucedido na sua vida acadêmica.
Para elevar a autoestima é preciso: autoconhecimento manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho) identificar as qualidades e não só os defeitos tratar-se com amor e carinho manter diálogo interno acreditar que merece ser amado(a) e é especial fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.