trabalhos
Este conto “Os Namorados de Amância” de José Régio relata-nos a vida de uma bela rapariga que tinha muitos senhores interessados, mas, por ser muito selectiva acabou por nunca conseguir um marido.
Amância era uma rapariga muito conhecida entre os rapazes, devido à sua beleza incomparável. Porém Amância não estava disposta ainda a casar, queria viver mais experiências, gozar a vida de jovem.
Domingos foi o seu primeiro pretendente, era filho do ourives da terra, mas ela nunca aceitou os seus pedidos, visto que não era o seu homem de sonho. Enquanto Domingos se apaixonava cada vez mais por Amância, esta tinha outras relações com vários homens ricos, mas Domingos nunca desistiu dela até que quando seu pai morreu, este desfaz-se da ourivesaria e partiu numa viagem.
Amância continou com a sua vida, encontrando um jovem médico, João Cerqueira, mas o seu único problema era que ele gostava de uma rapariga de seu nome Lili Figueiredo, uma dos seus pacientes. Numa festa em casa da senhora Andrade, Amância para poder dizer que tinha tomado a posse do jovem médico dança com ele mas quando vai retocar a maquilhagem, ao voltar ouve uma conversa entre João e Lili, que lhe permite perceber que João não gostava dela, só a usava para se divertir. Ao ouvir isso, Amância ficou desolada, mas o que a fez aguentar foi saber que Domingos, iria voltas das Américas e ela estava decidida a ficar com ele.
Domingos regressou e com a pior dos azares para Amância, ele vinha casado e já com um filho, então ela teve que passar o resto dos seus dias sozinha.
Amância tinha perdido todas as probabilidades de casar, porque quando esteve com Domingos tanto adiou o casamento que ele acabou por deixá-la.