trabalhos
SMCQ - Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental
SIN - Sistema Interligado Nacional
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 OBJETIVO GERAL 04
3 OBJETIVOS ESPECIFICOS 04
4 ENERGIA EÓLICA NO BRASIL 04
5 CENÁRIO MUNDIAL 05
6 PARQUES EÓLICOS 06
7 COMPONENTES DE UM SISTEMA EÓLICO 07
8 IMPLANTAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS 08
9 ARMAZENAMENTO DE ENERGIA 09
9.1 MEIOS PARA ARMAZENAMENTO 09
10 ENERGIA CONECTADA DIRETO A REDE 11
11 CONCLUSÃO 12
APENDICE 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
As políticas de incentivo a preservação das fontes de energia não renováveis, e o aumento da degradação do meio ambiente, foram fatores que desencadearam o incentivo a pesquisa e evolução tecnológica na busca de maneiras alternativas e eficientes no segmento de geração de energia, tema cada vez mais almejado e investido na atual sociedade. Entretanto, nem todas as fontes de energia renováveis desenvolvidas, estão ou conseguiram um pleno desenvolvimento ou aplicação, poucas conseguiram o sucesso e eficiência necessária.
Entre as fontes renováveis de energia, a energia eólica, tem se mostrado uma das fontes mais atraentes e também com possibilidade de ser uma das mais fortes contribuintes na matriz energética de um país, essa fonte de energia já apresenta grande maturidade em diferentes países, principalmente na geração de grande porte na qual ela se torna mais viável.
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aero geradores, para a geração de eletricidade, ou cata-ventos, para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água. (ANEEL)
A energia eólica não é uma fonte relativamente nova de energia, a primeira turbina eólica comercial ligada à rede elétrica pública foi instalada em 1976, na Dinamarca. Contudo um dos fatores que mais