Trabalhos
Muda significa disperdício. É qualquer atividade humana que absorve recursos, mas não cria valor : erros que exigem retificação, produção de ítens que ninguém deseja, e acúmulo de mercadorias nos estoques, etapas de processamento que na verdade não são necessárias, movimentação de funcionários e transporte de mercadorias de um lugar para outro sem propósito, grupo de pessoas em uma atividade posterior que ficam esperando porque uma atividade anterior não foi realizada dentro do prazo, e bens e serviços que não atendem às necessidades.
Existem dois tipos de muda. A tipo 1 e 2. A muda tipo 1 são etapas de um produto que não criam valor, mas são inevitáveis com as atuais tecnologias. Já a muda tipo 2 são etapas adicionais que não criam valor e que devem ser eliminadas imediatamente do processo.
O pensamento enxuto é enxuto porque é uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos. Uma forma de tornar o trabalho mais satisfatório, oferecendo feedback imediato sobre os esforços para transformar muda em valor.
VALOR
Valor é o ponto de partida do pensamento enxuto. Ele só pode ser definido pelo cliente final.O pensamento enxuto, portanto, deve começar com uma tentativa consciente de definir precisamente valor em termos de produtos específicos com capacidades específicas oferecidas a preços específicos através do diálogo com clientes específicos.
Assim, especificar o valor com precisão é o primeiro passo essencial no pensamento enxuto. Oferecer o bem ou o serviço da forma certa é muda.
A tarefa mais importante na especificação do valor, depois de definido o produto, é determinar o custo-alvo com base no volume de recursos e no esforço necessário para fabricar um produto com determinadas especificações e capacidades, se todo muda visível no momento for eliminado do processo. Este é o segredo para a diminuição do desperdício.
IDENTIFICANDO A CADEIA DE VALOR
A cadeia de valor é o conjunto de todas as ações específicas necessárias