agua
Em relação a esse assunto, Penin (2001, p.37) afirma: O acesso ao saber não mais seguirá apenas a ordem hierárquica e progressiva como geralmente é disposta na programação de uma disciplina ao longo das séries escolares. A tecnologia disponível, sobretudo através da Internet, MS também em programas já existentes, como os de vídeo, possibilita diferentes formas de acesso ao saber ,
No ensino da química, percebe-se que os alunos, muitas vezes, não conseguem aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pelo tema. Isto indica que este ensino está sendo feito de forma descontextualizada e não interdisciplinar (NUNES e ADORNI, 2010).
Resumo
Neste trabalho, faz-se uma análise a cerca das principais tendências das concepções curriculares em Angola e em outros países, com relação o ensino da Química. Esta análise, assim como as execuções e deficiências da concepção e instrumentalização do programa da disciplina de Química Geral no curso de Química na Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte, constitui a base da proposta.
Se adopta como premissa fundamental a concepção de um ensino desenvolvedor que propicie a aprendizagem dos alunos nesta disciplina, se aprofundam os princípios Didácticos que fundamentam a proposta, como uma opção Didáctica, assumindo os fundamentos do enfoque Histórico – Cultural.
A Química Geral constitui a disciplina básica no curso de Química , já que sua inter-relação com as demais disciplina do plano de estudo deve contribuir para a formação integral do futuro profissional neste curso, dando lhe todos os pressuposto adequados, por formas a enfrentar os avanços técnicos- científicos exigidos no mundo contemporâneo.
Os objectivos do Processo Docente Educativo (PDE) constituem os fins, propósitos previamente elaborados.
Na