Analises de água
Objetivo: Verificar se a água do rio está dentro dos padrões de acordo com a Conama 357.
RESUMO
Com base na amostra coletada do rio Coxipó localizado no distrito da guia em Cuiabá – MT, o trabalho de campo foi realizado no mês de Outubro de 2013, avaliando os seguintes parâmetros: Alcalinidade, Dureza, Acidez, pH, Oxigênio dissolvido, Turbidez, Cor, Condutividade, Sólidos totais dissolvidos, Salinidade. Os resultados obtidos foram comparados com a resolução do CONAMA.
1 – INTRODUÇÃO
Efetuou-se analises químicas da água de uma lagoa em Primavera do Leste. A partir dos resultados, define-se se a água está dentro dos padrões de acordo com a CONAMA 357. Os pontos analisados serão: Alcalinidade, acidez, coliformes, condutividade, cor, dureza, pH, turbidez e oxigênio dissolvido (OD).
1.1 - Alcalinidade Alcalinidade indica a quantidade de íons na água que reagem para neutralizar os íons hidrogênio. Bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos são os principais constituintes da alcalinidade. Há outros íons que não contribuem para a alcalinidade como cloretos, sulfatos e nitratos. Em muitos ambientes aquáticos a alcalinidade é devido a presença exclusiva de bicarbonato. Seus valores elevados estão ligados aos processos de decomposição da matéria orgânica e respiração dos organismos, com liberação e dissolução do gás carbônico na água. A alcalinidade é medida utilizando como indicador a fenolftaleína quando denominada alcalinidade parcial, enquanto a alcalinidade mensurada utiliza-se como indicador o metilorange quando denominada alcalinidade total. Valores muito elevados de alcalinidade podem ocasionar problemas de formação de depósitos e corrosão.
Calculamos a Alcalinidade de acordo com três parâmetros: Hidróxidos, Carbonato e Bicarbonato.
X (ppm de alcalinidade total) =
(ADICIONAR TABELA)
1.2 - Dureza
Dureza da água é a propriedade relacionada com a concentração de íons de determinados minerais dissolvidos nesta