trabalhos
HINO NACIONAL: O Hino é executado oficialmente em cerimónias nacionais civis e militares onde é rendida homenagem à Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente.
Vinho de Portugal: Em termos gastronómicos, Portugal também tem varias iguarias reconhecidas como exclusivamente nacionais como o pastel de belém, o queijo da Serra da Estrela, o vinho da Madeira ou ainda o bacalhau do qual se diz haver 1001 maneiras de o cozinhar em Portugal. Mas e mais uma vez se perguntarmos, no estrangeiro um alimento ou bebida que faça lembrar Portugal, a maior parte vai responder vinho do Porto.
Guitarra portuguesa e o cavaquinho: A riqueza instrumental portuguesa é mais rica do que se pensa, tendo em conta o reduzido tamanho do território e de todos os instrumentos de origem nacional os mais conhecidos são a guitarra portuguesa e o cavaquinho. A guitarra portuguesa esta muito ligada ao fado e existem dois tipos: a guitarra de Lisboa e a guitarra de Coimbra. Tem 12 cordas e há quem diga que o seu som parece uma guitarra a chorar. O cavaquinho é provavelmente o instrumento português mais divulgado la fora, devido principalmente aos descobrimentos.
O galo de Barcelos é sem qualquer dúvida um dos símbolos mais representativos de Portugal, podendo ser considerado uma espécie de mascote do país…
A faixa vermelha com os sete castelos a ouro representa a Independência de Portugal.
Os sete castelos referem-se aos castelos conquistados aos Mouros por D. Afonso III.
As cinco quinas representam os cinco reis mouros vencidos por D. Afonso Henriques em Ourique.
Em cada quina vêem-se cinco pontos brancos, que representam as cinco chagas de Cristo.