FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Exitosas
Walter Fernando Araújo de Moraes
Professor Doutor do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE
Resumo
O sucesso empresarial está no cerne do modelo político-econômico contemporâneo baseado na competição. O caráter efêmero do sucesso parece levar as empresas a procurarem fundamentos nas diversas áreas da administração, em especial os relacionados às estratégias competitivas. No caso brasileiro, a revista EXAME tem publicado, desde 1975, a edição especial Melhores e Maiores, analisando setorialmente o desempenho das maiores empresas, e relatando depoimentos, baseados em entrevistas com os principais executivos, sobre as estratégias competitivas que foram utilizadas pela melhor empresa de cada setor econômico.
A consistência, ao longo dos anos, dos critérios de escolha da empresa de excelência de cada setor econômico resulta em maior confiabilidade em sua indicação. Utilizando como fonte secundária de dados as edições da EXAME – Melhores e Maiores, o artigo evidencia que, na década de 90, as estratégias competitivas mais utilizadas foram, na ordem decrescente, associadas às funções de marketing, operações, recursos humanos e finanças. Analisa-se também quais tipos dessas estratégias funcionais foram mais utilizados.
Introdução
O estudo do desempenho empresarial tem sido tema de pesquisas devido ao interesse em se entender as razões do sucesso das empresas. Acadêmicos, consultores e executivos, com perspectivas profissionais muitas vezes divergentes, sempre estão à procura das best practices administrativas. Por sua vez, há um consenso acadêmico de que o tema é multidimensional, multifacetado e dinâmico, logo, complexo. De fato, pode-se ressaltar que a história empresarial recente é repleta de exemplos de empresas de excelência que se tornaram perdedoras ao longo do tempo, sendo o inverso igualmente observado.
Em geral, considera-se que esse tema