trabalhos
"Todo sistema sempre conserva constante a sua quantidade de movimento linear", segundo O Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento Linear.
O sistema considerado é todo o conjunto da base que sustenta o "canhão" mais os lápis de rolagem, para o qual a quantidade de movimento linear inicial é nula.
Consiste em construir um sistema muito similar a um canhão real. Uma borrachinha de dinheiro disposta sobre a base de madeira como se fosse uma atiradeira que está prestes a impulsionar o projétil, de acordo com a figura 1. A linha de costura e o palito de fósforo servem para disparar o "tiro" com a menor interferência possível.
Figura 1: Ilustração do Experimento
Depois de armado o sistema, dispara-se o "tiro" simplesmente queimando a linha que mantém a borrachinha esticada. O que se observa é que enquanto o projétil é lançado num sentido, o resto do sistema se move noutro sentido, ou seja, recua.
2. OBJETIVOS
Construção de um sistema muito similar a um canhão real;
Demonstração de em um sistema onde inicialmente não existe movimento nenhum; movimentando uma parte do sistema, a outra parte se movimenta em sentido oposto.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais utilizados
Uma borrachinha de dinheiro;
Barbante;
Base de madeira;
Lápis redondos;
Fósforos.
3.2. Procedimento Experimental
Preparou-se a madeira, de forma que ela ficou plana;
Em uma das bordas de menor largura fixou-se dois pregos nos cantos da placa, e no centro da borda oposta, o outro prego;
Interligando a borda da placa que contém os dois pregos com a borrachinha;
Amarra-se no centro do elástico um pedaço de barbante;
Puxa a borrachinha pelo barbante, estique-o na direção do prego que está no centro da outra extremidade, e enrolando o barbante nele, ficando bem preso e esticado e deixando um folga de mais ou menos um centímetro de barbante;
Coloca-se algo que sirva