TRABALHOS
As empresas que podem investir em projetos têm uma opção semelhante à opção de compra de um investidor do mercado financeiro.
Os efeitos produzidos pelo desempenho da economia afetam e muito os negócios, desde os pequenos empreendedores aos grandes investidores. Como um todo são facilmente percebidos, seja pelo padrão de vida da sociedade, seja pelos níveis de desemprego, inflação, e baixas taxas internas de crescimento os quais caracterizam resultados que refletem negativamente em muitos aspectos da vida de uma sociedade.
As projeções e as expectativas definem o “clima dos negócios”. Elas interagem com as projeções definidas por critérios técnicos, influenciando-se reciprocamente. E estabelecem-se, então, ondas contagiantes de otimismo ou de pessimismo, que se propagam de um setor para o outro. O “clima” percebido em um setor da economia pode propagar-se para outros, principalmente quando as manifestações desencadeadoras ocorrem em setores de forte capacidade de influencia, seja pelo poder e expressão de suas lideranças, seja por sua importância na matriz das relações intersetoriais de produção. É assim que “climas” de otimismo ou de pessimismo, interagindo com avaliações técnicas, condicionam a “atmosfera dos negócios”, dentro da qual se estabelecem as visões de futuro e as decisões de investimento (ROSSETTI, 2006, p.761).
Como investidor é imprescindível administrar melhor o risco, ou seja, aceitar administrar melhor o risco do patrimônio.
Segundo Chiavenato (2004, p.304), “a estratégia organizacional é a maneira deliberada de