Professora
É um texto de caráter dissertativo, onde o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema. Faz parte dos textos de gênero dissertativo.
O que é dissertar?
Argumentar, defender pensamentos, apresentar ideias, fundamentando, justificando e explicando com base em fatos e provas.
Gêneros dissertativos:
Editorial, Carta para o leitor, Carta de solicitação e/ou reclamação, Carta argumentativa, Artigo de opinião, etc.
O artigo de opinião é um gênero comumente encontrado em revistas e jornais. Sua estrutura é muito parecida com a da dissertação, porém, é muito mais flexível.
CARACTERÍSTICAS:
1) Expõe ideia ou ponto de vista sobre o assunto tema.
Ex: “[...]É do conhecimento geral que alguns governos totalitários promoveram e promovem genocídios por considerarem determinadas raças inferiores.[...]”
2) Usa predominantemente os verbos no presente.
3) Utiliza linguagem subjetiva (1ª pessoa) ou objetiva (3ª pessoa). Costuma variar de acordo com o perfil dos leitores (formal ou informal).
4) Apresenta uma clara intenção persuasiva.
5) Ousadia: radicalismo e frases de efeito. Ousadia com responsabilidade e BOM SENSO!
ESTRUTURA:
1) Título;
2) Exposição (introdução);
3) Interpretação (desenvolvimento/argumentos);
4) Opinião (conclusão);
5) Assinatura.
Falemos, então, sobre cada tópico da estrutura do artigo em questão:
1) É necessário um título polêmico ou provocador.
Ex: “Dando um rolê por aqui”. “Crack contra o craque”. “A necessidade das diferenças”. “Os olhos e ouvidos do mundo contemporâneo”.
2) Aqui é onde acontece a apresentação do tema e não precisa de mais de um parágrafo. É necessário levar em consideração que o parágrafo introdutório é o condutor de todo o texto, ou seja, ele que vai me mostrar o tema pela primeira vez, que vai levar o assunto para os próximos parágrafos (argumentos e conclusão).
Há 4 formas de se iniciar a exposição:
- com uma declaração;
- com uma definição;
-