Trabalhos
Os princípios contábeis representam a essência das teorias relativas da ciência contábil. Com o desenvolvimento da contabilidade, pesquisadores identificaram regras que orientavam o registro dos fatos que afetavam o patrimônio das entidades (empresas), regras que passaram a ser seguidas por todos. Os princípios da contabilidade são 6 (seis):
Entidade;
Continuidade;
Oportunidade;
Registro pelo valor original;
Competência;
Prudência.
Havia um sétimo: Atualização Monetária, porém ele foi revogado por uma resolução do Conselho Federal de Contabilidade em 2010.
Segundo o Art. 6º da Resolução 750/93 do CFC - O princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Sempre determina que seja feita de imediato e com extensão correta, independentemente das causas que originam.
I – Desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.
II – O registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários.
III – O registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade, em um período de tempo determinado. (Não se deve registrar nada sem saber o valor que deve ser reajustado).
Exige a compreensão, o registro e o relato de todas as variações sofridas pelo patrimônio, no momento em que elas ocorrem.
O principio da oportunidade é a base indispensável à veracidade das informações sobre o patrimônio, relativas a um determinado período e com o emprego de quaisquer procedimentos técnicos. (São informações comprovadas, que se referem à quantidade e qualidade do patrimônio, por seu tempo e sua duração).
Principais origens da oportunidade: I – Transações realizadas com outras entidades, formalizadas mediante acordo de vontades,