consequencias do uso de gordura saturada e açúcares
Existem diversos tipos de gorduras presentes nos alimentos. As gorduras mono e poli-insaturadas são encontradas principalmente em óleos vegetais, peixes e oleaginosas, e são consideradas benéficas à saúde quando ingeridas em quantidades recomendadas. Por outro lado, a gordura saturada associa-se a diversos riscos a saúde quando consumida em quantidades excessivas.
Os ácidos graxos saturados são divididos em dois grupos: os de cadeia média (ácido graxo láurico) e de cadeia longa. Os principais ácidos graxos saturados de cadeia longa são o mirístico (encontrado no leite e seus derivados); palmítico (principalmente encontrada na gordura animal e o óleo de palma); esteárico, presente na gordura do cacau. A gordura saturada mais danosa à saúde é a láurica, seguido da gordura encontrada no leite e derivados (mirística) e da gordura proveniente da carne (palmítico). O ácido graxo esteárico presente no cacau é o menos danoso a saúde. Entretanto, o ácido palmítico é o mais abundante na alimentação humana.
Entenda quais as principais consequências para a saúde devido ao consumo excessivo de gordura saturada:
- Dislipidemias: a ingestão exagerada de gordura saturada pode promover elevações nas concentrações de colesterol total, e LDL, e redução nas concentrações de HDL. Os estudos mais atuais indicam efeitos mais nocivos proveniente do consumo excessivo de ácidos graxos saturados de cadeia média (láurico) e os ácidos graxos de cadeia longa, especialmente mirístico e palmítico. Por outro lado, o ácido graxo esteárico pode provocar pequena redução no LDL-c e um aumento no HDL.
- Resistência à Insulina: Estudos experimentais demonstram que uma alimentação rica em gordura saturada pode promover uma alteração no funcionamento adequado da insulina, podendo favorecer um estado chamado de pré-diabetes. Sendo assim, uma redução no consumo da gordura saturada, associado a uma redução de peso e redução no consumo de calorias pode promover