mental e saude
CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA
UniFOA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL IV
Alunos:
Deuzilene César dos Santos - 200820939
Unilza Moraes Sacramento - 201110798
Vanessa Cristina Pereira - 201110799
Jane Peniche – 201110782
Período: 4º
Professora: Julia de Paula
ATIVIDADE EM SALA – TRABALHO EM GRUPO P/ 1ª AVD
QUESTÃO 1: Para Iamamoto quais são os pressupostos para a análise da profissão na contemporaneidade? Explique-os.
1º Pressuposto: O Assistente Social deve romper com uma visão endógena e com atividades burocráticas e rotineiras, evitando o messianismo profissional. Pensar o serviço social na contemporaneidade requer os olhos bem abertos, para que se possa entender e participar da sua criação. O Assistente Social deve pautar seu trabalho no zelo pela qualidade dos serviços prestados e pensar na população usuária desses serviços.
2º Pressuposto: Entender a profissão como um tipo de trabalho na sociedade. O serviço social é uma especialização, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho coletivo da sociedade. Dispõe de um código de ética profissional. Vende sua capacidade de trabalho em troca de um salário, participando do processo de produção e/ou redistribuição da riqueza social.
3º Pressuposto: O serviço social participa da produção e reprodução da vida social com determinantes na constituição da materialidade e subjetividade das classes que vivem do trabalho. Supõe privilegiar a produção e reprodução da vida social. É tratar as demandas na sua totalidade, relacionando com as várias dimensões da vida social.
QUESTÃO 2: Segundo Iamamoto quais as mudanças ocorridas na esfera produtiva pós década de 1970 e os rebatimentos para a classe trabalhadora?
Segundo Iamatoto, as mudanças ocorridas na