trabalhos
O Estado socialista apresenta algumas características muito distintas das democracias ocidentais, como por exemplo o controle sobre os meios de produção – incluindo a produção em si, uma economia planificada (visando a satisfação das necessidades da população e não o lucro) e o poder extremamente centralizado a partir de um monopartidarismo, representado pelo Partido Comunista. No modo de produção socialista, o Estado seria a expressão da “Ditadura do Proletariado”, que deveria substituir a “Ditadura da Burguesia” e teria caráter transitório, fornecendo as condições necessárias para a implantação do sistema comunista, sem propriedade privada, sem partidos e sem o próprio Estado. Podemos afirmar que o Estado em sua forma socialista visa a satisfação, através do aparelho estatal, de todas as necessidades materiais e culturais do individuo, como alimentação, arte, emprego, educação e saúde.
O advento do sistema coletivista assinala um dos momentos decisivos da historia contemporânea. A Revolução de Outubro de 1917, que leva os sovietes ao poder na Rússia, marca o nascimento da primeira experiência de um Estado orientado pelos pressupostos de Karl Marx.
A Revolução de 1917, por ser socialista, propunha a substituição da propriedade privada pela propriedade coletiva dos trabalhadores; da guerra pela paz; da coerção física do Estado czarista sobre o proletariado pela liberdade e igualdade de todos; da sociedade competitiva pela sociedade fraternal e solidária. Obviamente, estes princípios não foram