Trabalhos
CONSTRUÇÃO E PROCESSOS
Tema 11
Patologias na Construção
Patologias na Construção
Tipos de Patologias:
Estruturais; NãoNão-Estruturais.
Patologias Estruturais
São constituídas por fenómenos que afectam a função estrutural de elementos da construção, independentemente de estes desempenharem ou não outras funções. Entende-se como função estrutural, a capacidade que uma construção deve possuir de suportar, com segurança adequada, as acções, que o meio ambiente ou os seus utentes lhes aplicam.
Patologias Estruturais
Fundações e infra-estruturas; infraSuperstruturas;
Fundações e infra-estruturas infraMovimentos verticais e horizontais: Horizontais - associados à alteração das condições na vizinhança; Ex: Paredes de contenção na fase de execução.
Fundações e infra-estruturas infraMovimentos Verticais (assentamentos): capacidade de suporte do terreno; deficiências no dimensionamento das fundações; deficiente execução das fundações; construções adjacentes; nivel freático (zonas aluvionares); Localização hidrográfica (linhas de água subterrâneas); Ataque quimico e biológico das fundações;
Ex: Sapatas, ensoleiramentos e estacas.
Movimentos Verticais
Causas
Assentamento de Apoio
Patologias estruturais e não-estruturais
Introdução de esforços na estrutura
Superestruturas
Betão Armado; Alvenaria; Madeira;
Betão Armado
Fendilhação; - retracção e efeitos térmicos; - esforços de flexão, transversos ou torsores; - corrosão de armaduras ou reacções químicas.
Betão Armado
Deformação excessiva; - com o aumento das resistências últimas dos materiais tem-se temdiminuído as secções dos elementos; - problemático para elementos nãonãoestruturais (alvenarias, caixilharias, vidros)
Betão Armado
Esmagamentos localizados; fendilhação paralela aos dos esforços actuantes; empolamento do betão.
Corrosão das armaduras. despassivação; ataques quimicos.
Construções em