Trabalhos
Escola – Edson Lobão
Orientadora – Pollyana Arraz
Aluno (a) – Jhannes Silva Guimarães Nunes
Data – 26 a 28 /02/2014
Trilhando Caminhos para um bom desempenho educacional
Fortuna – Ma
Fevereiro – 2014
Atividade Complementar formação continuada 1º A 5º ano. Formadora Pollyana Arraz
Descorra em como trilhar caminhos para um bom desempenho educacional.
Como é possível chegar até lá, diante de um quadro de tradicionalismo onde muitos profissionais ainda resistem à mudanças diante da desvalorização de profissionais e mesmo de alunos de diferentes classes, de uma sociedade com muitos problemas?
É preciso planejar e avaliar possibilitando que crianças e jovens sejam inseridas no mundo da pesquisa e do conhecimento e torne-se sujeito da sua própria história.
A melhor forma de colocar esse processo em andamento é através do lúdico, do jogo, do brincar. Baseando-se na pedagogia, pode-se dizer ainda que brincar é a forma mais fácil e real para se estabelecer relações afetivas com a criança, transmitindo-lhe segurança e confiança para que sua introdução no processo de escolarização seja saudável e prazerosa.
A intervenção do processo é necessária e conveniente no processo de ensino- aprendizagem, além da interação social ser indispensável para o desenvolvimento do pensamento. As incitações do professor ajudam as crianças na reflexão sobre suas próprias ações. Juntos e com afeto, aluno e professoe podem transformar o conhecimento em processo contínuo de construção. Cabe ao professor criar situações adequadas para provocar curiosidade na criança e estimular a construção de seu conhecimento.
A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panaroma nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção de conhecimento. A criança, ao brincar desenvolve sua capacidade de