trabalhos
Objetivo deste artigo é de falar sobre o controle do trabalho numa central de tele atendimento, e os problemas de saúde.
O trabalho de tele – atendimento é fornecer informações aos clientes pelo uso constante da voz apoiado na tecnologia e comunicação.
Hoje em dia muitas empresas possuem central de atendimento próprios e outras empresas terceirizam esse trabalho. (call center).
Cada posto é chamado de posição de atendimento (PA)
O sindicato da categoria relata que várias pessoas apresentam problemas psicológicos, esta forma de trabalho estabelece uma intima relação com o indivíduo.
As formas de organização do trabalho estabelece uma intima relação com o indivíduo. Se este trabalho afasta o trabalhador do poder de decisão, prejudica ou impede que ele desenvolva estratégias para trazer o trabalho na sua realidade, são gerados sentimentos de inutilidade e insatisfação, interferindo na motivação e reduzindo seu desempenho.
Os casos mais frequentes no setor de tele atendimento são sintomas depressivos e sensação de fadiga. O francês Le Guillant fez um estudo em 1956 que não é diferente dos dias atuais que descreve um quadro de adoecimento em recepcionistas por ele chamado de neurose que seriam:
Alteração de humor, fadiga nervosa, alteração do sono, irritabilidade, auto aceleração e manifestação somáticas variáveis que reflete sobre a vida pessoal das telefonistas. E isso permanecia após a jornada de trabalho.
Lima fez um estudo com as telefonistas dos setores da informação e interurbano:
*o pessoal do interurbano gosta mais do seu trabalho porque se sentem mais livres e consideram mais interessante e útil enquanto as telefonistas da informação sentem mais a monotonia, a repetitividade e o controle das monitoras, as exigências da produção.
Barreto mostra que 37% das aposentadorias, no período de 1986ª 1997 em uma empresa de tele