Conceito básico da Radiologia
Pesquisar os conceitos dos 3 princípios básicos da proteção radiológica conforme a portaria 453/98 de modo diferenciado dos conceitos presentes na apostila, de modo que não fuja do sentido. Fazer um comentário sobre cada um deles.
Conceitos:
Justificação da Prática => A Justificação consiste que nenhuma prática deve ser autorizada a menos que traga benefício para o indivíduo exposto. A exposição médica deve resultar em um benefício real para a saúde do indivíduo e/ou para a sociedade. Técnicas alternativas devem ser consideradas eficazes, contando que envolvam menos ou nenhuma exposição a radiações ionizantes.
Otimização => O princípio da otimização implica em que as exposições devem manter o nível de radiação o mais baixo possível. A proteção radiológica é otimizada quando as exposições empregam a menor dose possível de radiação, sem que isso implique na perda de qualidade de imagem.
Limitação de doses individuais => As doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção. Esse princípio não se aplica para limitação de dose ao paciente, mas sim para trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação ionizante e para o público em geral.
Comentários:
Justificação: Fica proibido a exposição que não possa ser justificada.
Otimização: Deve-se sempre manter o nível de radiação o mais baixo possível, sem que interfira na qualidade da imagem. A técnica deve ser sempre realizada em local adequado (Salas com paredes blindadas de chumbo), com roupas adequadas de proteção, tanto para o profissional quanto para o paciente e sempre usando técnicas corretas de Kv e mAs.
Limitação de doses: Os limites de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidos para exposição ocupacional e exposição do público decorrentes de práticas controladas, cujas magnitudes não devem ser excedidas.