Trabalhos
Jonathan Melo1
RESUMO
A seca é um dos problemas que permeia o sertão nordestino. Em 1938 Graciliano resolveu mostrar essa realidade através do livro Vidas Secas, onde uma família de retirantes sai à procura de um lugar melhor para a sua sobrevivência. Sair da miséria e ter o que comer era o que mais queriam. Este trabalho então pretende mostrar um pouco dos elementos essenciais da narrativa e a inversão racional que há entre animal e ser-humano.
PALAVRAS-CHAVE: Seca; família; retirantes; miséria; inversão racional.
1. ELEMENTOS ESSENCIAIS DA NARRATIVA.
1.1 ENREDO
A obra de Graciliano Ramos Vidas Secas começa com a fuga de uma família nordestina que vive um período de seca, composta por: Fabiano, pai da família, Sinhá Vitória que é a mãe, sonha com uma cama de ouro como a do patrão de seu marido, os dois filhos que na narrativa não tem nomes próprios e são chamados de: O filho mais novo e o filho mais velho e a cachorra Baleia que acaba por completar o quadro da família. O menino mais novo pensa durante a narrativa ser como o pai quando crescer. O pai é visto pelo filho como um herói, que mesmo com a situação miserável que passam, supera todos os obstáculos para dar de comer a sua família. Já o menino mais velho sempre desejou um amigo, mas diante das circunstâncias vividas, conformava-se com a cachorra Baleia que fazia parte de sua família. Ainda ajudava o seu pai e a família a suportar as péssimas condições de vida.
Depois de muito caminhar, a família encontra uma casa abandonada em uma fazenda e lá passam um curto período de chuvas. O dono da fazenda chega na casa e lá encontram os retirantes, mas com o aceite do acordo do fazendeiro, Fabiano continua nesta fazenda e torna-se vaqueiro do dono da fazenda.
Depois do acordo, a família melhora um pouco de vida, pois Fabiano agora era vaqueiro e iria ganhar algo para o sustento de sua família. Ele vai a uma bodega comprar mantimentos e começa a beber com