trabalhos
O que devemos refletir e analisar são de onde surgiu, ou seja, a origem desse descrédito com o processo de avaliação escolar e o impacto negativo que isso pode causar na relação do professor e aluno, e aluno e sociedade.
Alguns pontos interessantes foram retirados do texto como base de reflexão sobre a falha nesse processo, como: Como é possível alterar uma prática pedagógica já aplicada, tendo nós tão pouco tempo em sala de aula com nossos alunos? Não seria necessária, para êxito nessa proposta, uma disponibilidade maior, em questão de carga horário do professor para com a sua turma? Será possível alterar o paradigma da avaliação diante das exigências burocráticas do sistema. ?
Concluímos o terceiro ponto, de fato, um do que possui grande relevância. Sabemos todos que o sistema trava, impede e dificulta de vários ângulos e processo de ensino aprendizagem nas escolas. Neste caso, antes de pensarmos em mudar um modelo de avaliação, não deveria pensar primeiro em alterar o sistema? Talvez o erro esteja sendo visto do lado errado.
Sendo assim, tomando início ao primeiro ponto citado, o professor não toma como único responsável pelo fracasso do aluno nas avaliações. Primeiro, que seria como se o professor assumisse o erro/fracasso de toda uma instituição pedagógica, e sabemos que para sucesso dos alunos o professor não