trabalhos
CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE – RES. CNE/CEB N° 02/97
SUELY SAYURI SUZUKI
DIDÁTICA
CAPÃO BONITO/SP
2014
FACULDADE PAULISTA SÃO JOSÉ
CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE – R/2 97
DIDÁTICA
Trabalho mensal apresentado ao Curso de Programa de Formação Docente Resolução 2/97 através da Faculdade Paulista São José, como parte da avaliação da disciplina: Didática Professor Orientador:
CAPÃO BONITO/SP
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2.OBJETIVOS
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS
4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
RESUMO
O termo didática vem da expressão grega techné didaktiké, que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Assim pode-se observar que o termo didática já nasce trazendo a ideia de ensino.
A didática é uma das áreas da pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino não de maneira, mas para ampliar e compreender as demanda que a atividade de ensinar produz , considerando os saberes acumulados deste campo de estudos
Existem fundamentos que perpetuam ate hoje como: a linha que centra o objeto de estudo do método , que trata sobre como atuar em relação ao educando e por outro lado a que centra no aprendiz sendo influenciada pela psicologia da criança Componentes do processo didático são saber, professor e aluno. Onde o professor tem a função de orientar os alunos no processo educativo; o saber, que envolve os conteúdos ministrados de acordo com o método do professor com a idéia de facilitar a aprendizagem; e o aluno, motivo da existência da escola.
Para que o professor possa alcançar seus objetivos em sala de aula, é necessário que ele tenha uma metodologia capaz de despertar em seus alunos, a vontade de construir seu próprio saber, através da formulação e reformulação de ideias. Algumas pessoas podem ter o dom da