Trabalhos
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL HÉLIO AGUSTO DE SOUZA
Mancais de Rolamentos
Curso: Técnico em Mecânica Turno: Tarde Mód.: 1
Componente: Elementos de Maquinas
Aluno: Gustavo Henrique Alves de Oliveira Nº17
Aluno: Thiago de Oliveira Morais Nº39
Aluno: Guilherme Ribeiro Rocha Nº16
Aluno: Isabelle Nascimento Leite Nº19
Professor: Janio
São José dos Campos
2012
A História dos Rolamentos
Ninguém sabe ao certo quem criou o rolamento, mas podemos afirmar que ele foi inventado e aperfeiçoado, visto que ao longo dos anos as máquinas tiveram de reduzir o atrito provocado pelos contatos que dois materiais causavam quando eram locomovidos. Imagine-se no antigo Egito, tendo-se que movimentar uma pedra por vários metros, ou levando-se um barco construído nas docas para o mar. A solução para este problema é fácil, coloque sobre uma carroça de madeira e pronto, é só empurrar.
Mas imagine uma grande carroça com dois eixos, duas rodas na frente e duas atrás. O peso da pedra estaria apoiado em apenas 4 pontos, e com certeza o eixo iria se partir. A solução mais simples, porém mais trabalhosa, é ilustrada na figura 1, onde inúmeras toras de ma- de ira eram colocadas em fileira, e a pedra era empurrada sobre elas. Neste caso, quando a última madeira perdia contato com a pedra, ela era removida e colocada na frente da pedra para continuar rolando até o local final.
Por mais estranho que possa parecer, este sistema é utilizado até hoje, lógico que as toras foram substituídas por roletes de aço, mas para movimentar máquinas pesadas de um ponto A para um ponto B é uma solução. |
O que são mancais
O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo. No ponto de contato entre a superfície do eixo e a superfície do mancal, ocorre atrito. Dependendo da solicitação de esforços, os mancais podem ser de eslizamento ou de rolamento.
Mancais de rolamento
Quando necessitar de mancal com maior velocidade e menos atrito, o