A virada final
Quem conhece o Senhor dos senhores, o Deus todo Poderoso, saque que no dicionário dos céus não há a palavra impossível. Jó passou por tudo (Jó 1:13-22; 2:1-10): ele perdeu todos os bens, seus 10 filhos, foi abandonado por seus amigos, sua mulher não o apoiou na hora em que mais precisava, e perdeu sua saúde. Mas uma coisa que Jó não perdeu: sua fé em Deus. Ele não perdeu a capacidade de crer, de acreditar n’Aquele que pode todas as coisas.
E no ápice de sua dor, de sua angustia, Jó faz uma declaração de fé, que é ouvida por toda a corte celestial e faz com que os céus se voltem a seu favor (Jó 19:25). Há um ditado que diz: “No final, tudo dá certo. Se ainda não deu certo, é porque não chegou o final”. Foi assim na vida de Jó e será assim em sua vida. Jó viveu a virada final. O Senhor mudou a sorte de Jó. E esse mesmo Deus mudará sua sorte também. A virada final acontece:
1 – Quando acreditamos que Deus está no controle de Nossa vida (vv. 1,2)
Jó sabia que por trás de tudo aquilo, até mesmo por trás de Satanás, estava o Senhor, controlando sua vida. A declaração de Jó fala da convicção de um homem que sabia que seu futuro estava entregue totalmente nas mãos de Deus. A Bíblia diz que no auge da perda e da dor, apesar de todo sofrimento e tribulação, a atitude de Jó era de confiar em Deus (Jó 1:22). O segredo de transformar a maldição em bênção é: orar, vigiar e calar. Calar no sentido de não murmurar, porque muita gente, por muito menos, começa a murmurar e até a falar blasfêmias contra Deus. Jó, todavia, colocou sua confiança no Senhor.
É triste que muitos irmãos não consigam enxergar Deus quando estão passando por momentos difíceis. A tendência da pessoa é pensar: “Deus me abandonou, Deus se esqueceu de mim”. É através desses pensamentos que o Diabo vai minando sua mente, seu coração e sua fé. Nessa hora em que mais deveriam se apegar a Deus, alguns simplesmente O abandonam. Se o Senhor não puder ajuda-los nos momentos difíceis,