Trabalhos
Circulação Pulmonar
Circulação Sistêmica
Fisiologia do Músculo Cardíaco * Três tipos de Músculos: * Músculo atrial - Contração do músculo esquelético * Músculo ventricular - Contração do músculo esquelético * Fibras musculares condutoras e excitatórias especializadas - Contração fraca (poucas fibrilas contráteis)
Músculo Cardíaco * Músculo Cardíaco ESTRIADO * Filamentos de actina e miosina
* Discos Intercalados - membranas celulares que separam células musculares cardíacas individuais umas das outras.
Disseminação do potencial de ação facilitada
Músculo Cardíaco como um Sincício * Sincício - Conjunto de células que se fundem, perdendo parte de sua membrana, e formando uma única massa citoplasmática multinucleada. * Coração é constituído por 2 sincícios: Sincício atrial e sincício ventricular.
Potencial de Ação do Músculo Cardíaco * No músculo atrial a membrana permanece despolarizada por 0,2 segundos e no músculo ventricular permanece por 0,3 segundos.
* * A presença do Platô no potencial de ação permite que a contração muscular dure 3 a 15 vezes mais no músculo cardíaco do que no músculo esquelético.
Por que o potencial de ação do músculo cardíaco tem um platô? 1. Entrada de grande quantidade de sódio: 1. Canais rápidos de sódio (igual do músc. esquelético) 2. Canais de cálcio-sódio ou canais lentos de cálcio 2. Após o início do potencial de ação, a permeabilidade da membrana ao potássio diminui (→ diminui muito a saída de íons potássio durante o platô do potencial de ação)
Ciclo Cardíaco * Ciclo Cardíaco: * Período do início de um batimento cardíaco até o início do batimento seguinte. * Cada ciclo inicia pela geração espontânea do potencial de ação no nodo sinusal ou sinoatrial.
Nodo sinoatrial está localizado na parede superior lateral do átrio direito, próxima a abertura da veia cava superior.
*
* Diástole – período