Etica na sociedade
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios código e ética. Em um país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa cientifica pode ser ética. Em outro país, esta atitude pode ser de grande desrespeito aos princípios éticos estabelecidos dentro da sociedade.
Desde os primórdios da humanidade o homem precisou viver em grupos ou em sociedade, e em cada época foi criando padrões de comportamento como justiça honestidade, responsabilidade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura. Arruda disse: “A ética e a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim ultimo. De modo natural, a inteligência adverti a bondade ou malicia dos atos livres, haja vista no remorso ou satisfação que se experimenta por ações livremente por que tal ação e boa ou má. A resposta a tais questões conduz a um estudo cientifico dos atos humanos enquanto bons ou maus”.
Segundo castro: "A sociedade contemporânea valoriza comportamentos que praticamente excluem qualquer possibilidade de cultivo de relações éticas. É fácil verificar que o desejo obsessivo na obtenção, possessão e consumo da maior quantidade possível de bens materiais é o valor central na nova ordem estabelecida no mundo e que o prestigio social é concedido para quem consegue esses bens. O sucesso material passou a ser sinônimo de sucesso social e o êxito pessoal deve ser adquirido a qualquer custo. Prevalecem o desprezo ao tradicional, o culto a massificação e mediocridade que não ameaçam e que permitem a manipulação fácil das pessoas"