Trabalhos
Matricula: 13383817
GESTÃO E MARKETING
1ª – Qual a importância do marketing para as organizações?
Este problema crônico vem de um passado não muito longínquo em nosso país. Até o final do século XX, as empresas brasileiras não viam o marketing como facilitador de ações de gestão de mercado, devido à baixa concorrência que enfrentavam como também o “amadorismo” na forma de planejar e gerir suas organizações. Só para se ter uma ideia, os EUA sozinhos investiam cerca de 36,4% de toda verba destinada a pesquisas de marketing em todo o mundo (mercado à época que movimentava cerca de 17 bilhões de dólares, sem contar gastos com pesquisas básicas), enquanto a América Central junto com a América do Sul, representavam apenas 4% dos gastos em pesquisas de marketing aplicadas no mundo (1). Até hoje ouvimos, com frequência, pessoas dizerem que o marketing nada mais é que “fazer propaganda”, uma blasfêmia sem precedentes aos ouvidos dos profissionais do meio.
Não existe desculpa, para a não aplicabilidade das táticas do marketing, em qualquer organização que seja: micro empresa ou uma multinacional. As redes sociais também são importantes quando se trata de marketing. O relacionamento com seus stakeholders (comunidade, clientes, colaboradores, investidores, etc..), é função do marketing. A menos que atue em um mercado extremamente comoditizado, onde a margem de diferenciação e fidelização de clientes esteja baseada exclusivamente em preços, você terá que se render ao Marketing.
O marketing está por toda parte, e afeta profundamente nossas vidas todos os dias, seja ao comprar um simples pão em uma padaria, ou na compra do seu carro ou do seu apartamento. O sucesso financeiro de uma organização está diretamente ligado ao sucesso do departamento de marketing da empresa. Qualquer outro departamento (logística, financeiro, operações..), não terá sentido, caso a empresa não tenha demanda, ou que entre em mercados com estratégias errôneas de