trabalhos
Introdução Rowe e Koetter discutem os problemas do urbanismo moderno.
A principal descoberta dos pesquisadores foi que a arquitetura moderna inverteu a proporção entre espaço livre e espaço construído e ao privilegiar a construção de objetos, criou áreas sem vida no espaço urbano, as quais dividiram vizinhanças, isolaram pessoas e isolaram as edificações de seu entorno. Apesar de convenientes para os automóveis, faltava a essas áreas desabitadas a escala humana tão típicas dos espaços públicos da Europa pré-moderna.
São influenciados pela teoria de Gestalt que permite a ambivalência na leitura, trabalhando com a dualidade de conceitos.
Demonstram entusiasmo em relação à hipótese de uma sociedade pluralista e de um urbanismo que admite a mudança.
Depois do Milênio
A distinção entre teatro de profecia e teatro de memória poderia ser transportada para a esfera do urbanismo.
Os defensores da cidade como teatro de profecia provavelmente serão considerados radicais, enquanto os expoentes da cidade como teatro de memória serão quase sempre vistos como conservadores.
Ambos os modos de pensar possuem uma relação complementar, que é fundamental pra os processos de antecipação e retrospecção. Não podemos realizar atividades interdependentes sem o exercício de ambas, e nenhuma tentativa de suprimir uma no interesse da outra poderá dar certo durante muito tempo. Podemos receber a energia da novidade da profecia, mas o nível dessa energia deve ser estritamente referido ao contexto conhecido.
A cidade