trabalhos
Suzana Schwartz, Lourdes Maria Bragagnolo Frison
Resumo
O que pode parecer ‘óbvio’ na relação pedagógica precisa ser desvelado. O óbvio tem sido evidenciado também pelo uso de conceitos sedimentados empiricamente ou do discurso do senso comum, não refletidos criticamente. O objetivo deste artigo é oportunizar espaço para reflexão crítica para a percepção de que se não considerarmos que o “óbvio do outro é diferente do meu” e não atentarmos, na prática pedagógica, para estas possíveis e prováveis diferenças, poderemos estar encaminhando a ação de “obviar” no sentido de obstar aprendizagens. Buscamos observar, ouvir, refletir e agir em busca da compreensão deste fenômeno e de suas implicações na aprendizagem de alunos e professores, pois aprendemos que a palavra anunciada pode oportunizar múltiplas e diferentes compreensões.
Texto Completo: PDF
Copyright: © 2013 EDIPUCRSVocê está em: Home / Blog / “Sobre o óbvio” de Darcy Ribeiro
Segunda-Feira - 02/11/2009 - 10:31h
“Sobre o óbvio” de Darcy Ribeiro
Comentando o discurso sob título "Algo fizemos errado", postado neste Blog no dia passado, o atento webleitor João Bosco Souto tem importante contribuição.
Leia-o abaixo:
Em 1977, o grande Darcy Ribeiro fez uma conferência em São Paulo em uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na PUC-SP.
Ele fez uma análise genial da crise da educação no Brasil e pôs isso em um texto, que era a conferência dele, chamado “Sobre o Óbvio”.
Ali, disse que a crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto. Assim, deixa claro o que aconteceu no país durante décadas.
O Brasil é um país que fez 509 anos de fundação, mas o Ministério da Educação foi fundado somente em 1930. Antes de 1930, não havia nenhum órgão nacional que cuidasse da educação. Aliás, a primeira universidade brasileira de fato é a de São Paulo, fundada em 1934.
Para se ter uma ideia, Peru, Bolívia, Paraguai já tinham universidades no