profuncionario -tempos historicos
Disciplina: Educadores e educandos : Tempos históricos
A evolução da educação no Brasil
O que pesquisei foi sobre a história da educação desde o inicio no tempo dos Jesuítas até nos dias de hoje. Aprendi que a historia da nossa educação começa na colonização portuguesa , quando eles impunha a sua cultura ,seus valores e religião aos índios e sem êxito passaram a importar africanos para os trabalhos braçais isto por vários anos.
Uma educação autoritária e hierárquica , onde a educação era permitida ao seu modo somente para filhos de senhores, fazendeiros e portugueses. Os professores eram escolhidos por governantes sem qualificações e foi vivenciando o subdesenvolvimento cultural e consequentemente veio as divisões sociais. A educação favorecia somente filhos da elite. Os políticos e religiosos que dominavam e introduziam idéias, hábitos , valores e condutas. Os trabalhadores teriam que ser disciplinados , civilizados, acostumados ao trabalho.
No decorrer da historia da educação o que me chama atenção é o preconceito , o autoritarismo , com isto a divisão social que ainda existe e muito nos dias de hoje.
Com o golpe militar vieram vários reivindicações como a cidadania ,direitos sociais que aos poucos os governantes tiveram que responder criando escolas públicas ,moradia ,posto de saúde e transporte urbano. Apesar que mesmo tendo eles existia uma divisão: escolas de ricos e escolas de pobre. Ainda bastante autoritária ,somente o diretor que comandava, a ele todos deviam obediência e o acatamento de suas ordens, na escola transmitiam lições de formava estudantes submissos e aceitações . Nesta época sim as escolas eram gaiolas onde impedia aos alunos a voo e correr atrás dos seus objetivos , desencorajando –os ,criando dificuldades para permanecer na escola.
Hoje o que mais me chama a atenção é que houve várias mudanças, avançamos muito, que as escolas hoje são democráticas ,está havendo uma revolução silenciosa em escolas inovadoras,