trabalhos
Todo conhecimento do mundo é afetado pelas predisposições dos observadores. Quanto mais as observações se afastam da realidade física, maiores as possibilidades de distorção.
Com o objetivo de evitar o problema da subjetividade, os teóricos positivistas sugerem que a investigação dos fenômenos sociais restrinja-se àquilo que possa ser efetivamente observado, Skinner "melhor ficar sem resposta do que aceitar uma resposta inadequada". Esta postura positivista de estudar os fenômenos socias da mesma forma que as ciências naturais teve e continua ater muitos adeptos. Em favor dessa postura que as ciências sociais devem ser neutras, apolícas e descomprometidas, nesse sentido a maioria daos manuais clássicos de pesquisa social propõem o máximo distanciamente entre o pesquisador e o objeto pesquisado.
3.4.2 Pesquisa-ação e pesquisa participante
Muitas críticas têm sido feitas ao modelo clássico de pesquisa empírica. Habermas diz que os empiristas sçao marcados pela "ilusçao objetivista" ao admitirem que pela observação diretados fatos, Marcuse afirma que a realidade é uma coisa muito mais rica do que aquilo que está codificado na lógica dos fatos.
As críticas aos procedimentos clássicos de pesquisa, aora os emocionais, têm sido motivadas por razçoes de ordem prática ou ideológica. Muitas dessas pesquisas, por envolverem exaustivas tarefas de planejamento, coleta de dados, análise e interpretação, so tornam possível a comunicação de seus resultados após decorrido razoável período de tempo. Habermas diz que por trás dos métodos empíricos analíticos