trabalhos
CRISTIANO TRINDADE MELO – cristianotmelo@gmail.com
EDIVALDO DA SILVA – edivaldo2010@hotmail.com
JOSÉ DANILO OLÍMPIO DOS SANTOS – danylo.olimpio.30@gmail.com
JOSÉ DOS SANTOS OLIVEIRA JR. – oliveirajunior2.0hotmail.com
PEDRO HENRIQUE BARBOSA ROCHA – pedrohenriquephbr@oi.com.br
REGIVALDO DOS SANTOS NUNES – regivaldo_nunes@yahoo.com.br
VANESA CRISTINA DA SILVA – nesacristina@hotmail.com
Prof. M.Sc. Cleriston Santos Silva
Pressupostos Históricos do Direito
INTRODUÇÃO
Direito é o sistema de normas de conduta criada e imposta por um conjunto de instituições para regular as relações sociais: é o que os juristas chamam de direito objetivo.
Pretende-se expor e revelar os interesses e contradições que se desencadeiam da estrutura jurídica, os diversos fatores que fazem com que o Direito seja fruto do monopólio de uma classe opressora, determinando e conduzindo ao seu bel prazer toda a sociedade. A fim de estabelecer que o Direito deva ser considerado com o meio de evolução da sociedade, sem haver o controle e a dominação dos menos favorecidos; ensina-nos que apesar do movimento do idealismo e do realismo já estarem superados, não se pode admitir que a tradicional redução distorcida e ideológica do Direito.
O que iremos abordar será a questão da evolução do Direito desde a antiguidade até os dias de hoje, trataremos também da questão filosófica e de todos os filósofos durante o período contemporâneo contribuíram para a formação do direito até a atualidade.
O Direito na Antiguidade:
A história do direito no antigo Egito, que data de pelo menos 3000 A.C., incluía uma compilação de leis civis que, provavelmente dividida em doze livros, baseava-se no conceito de Ma'at e caracterizava-se pela tradição, pela retórica, pela igualdade social e pela imparcialidade.
Obs. (religião egípcia, Maat é a deusa da verdade, da justiça)
O Código de Ur-Nammu (cerca de 2040 A.C.), surgido na