Memorial Descritivo - Arquitetura
O projeto apresentado foi concebido a partir da idéia do desconstrutivismo. A edificação foi inspirada em 3 obras já construídas:
O primeiro, Museu Judaico de Berlim (de Daniel Libeskind), foi retirada a idéia de ter “rasgos” nas principais fachadas.
O segundo,
O terceiro, Restaurante sonho verde, a idéia de mudar as cores dos “rasgos” e utilizar cores quentes (em sua maioria).
O conceito escolhido para este projeto foi o de acolhimento. Levando-se em consideração que a comida que será servida neste restaurante é uma comida típica do nordeste (culinária nordestina), achei pertinente que o ambiente transmitisse uma sensação de conforto, de aconchego. As cores escolhidas para colocar tanto nas fachadas, quanto na parte interior também estão relacionadas a este conceito. Foram utilizadas, em sua maioria, cores quentes, justamente para reforçar o conceito escolhido.
No que se refere aos materiais, o sistema estrutural escolhido foi o Steel Frame, onde o material mais utilizado é o aço. A vedação será feita com painéis compósitos (ou sanduíches), onde se tem um isolamento termo-acústico. Os painéis compósitos também poderão ser utilizados como telhado. Como vedação interna, será utilizado o gesso acartonado. A laje de teto deverá ser pintada de marrom e as paredes de um beje meio rosê, de preferência com tintas acetinadas. No piso será utilizado o taco de uma cor mais clara. Na fachada, também serão utilizados o vidro e espelho. O espelho foi escolhido para conceder ao prédio um ar modernista e o vidro pelo fato de que o restaurante localiza-se à beira do Lago Paranoá, sendo assim, escolhi aproveitar a vista e conceder a edificação uma certa transparência.
Com relação ao posicionamento do edifício, a fachada principal está localizada a sul, a fachada posterior a norte e as laterais, leste-oeste. Sendo assim, as fachadas que possuem aberturas não receberão grande incidência solar durante todo o ano.
Quando falamos