TRABALHOS
O principal papel do Recursos Humanos na contratação dos PCDS, além de fazer a ponte entre o portador e a empresa, é fazer com que eles não se sintam somente como uma opção de cumprimento de cotas, mas sim fazer com que eles sintam-se como pessoas normais capazes de fazer qualquer coisa com algumas limitações como qualquer outra pessoa.
O Recursos Humanos também tem a função de fazer com que a empresa se socialize com a realidade de alguma pessoas e deixarem de lada seus preconceitos fazendo com que os funcionários e os portadores de deficiência tenham uma convivência tanto afetiva quanto profissional e entendendo melhor suas limitações.
Benefícios que a inclusão traz para a empresa.
De acordo com (ETHOS, 2002) muitas empresas não sabem que tem o poder de influ-enciar a sociedade. Além da motivação ética e da determinação legal, a empresa tem outro motivo relevante para adotar uma política inclusiva em relação à pessoa com deficiência ela pode obter benefícios bastante significativos com essa atitude.
Além do ganho da imagem da empresa comprometida com a responsabilidade social, a influ-encia que a empresa tem na contratação dos deficientes é bastante evidente. A empresa é bastante recompensada no ambiente de trabalho, ela alimenta o espirito de equipe fortalecendo a cooperação em torno dos de seus objetivos e valores. O ambiente de trabalho mais adequado tem a intensão de diminuir as deficiências e se torna mais agradável a todos. Com isso é possível ter um ganho de produtividade se os portadores de deficiência estiverem devidamente inserido s nas funções adequadas onde se possa ter um bom desem-penho .
Com isso a empresa obtém vantagens que se acumulam
• O desempenho e a produção das pessoas com deficiência, que muitas vezes supera as expectativas do início do contrato.
• O desempenho da empresa que mantém empregados portadores de deficiência