trabalhos
Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Relatório – Visita Técnica
2º Semestre
Planejamento Urbano e Regional
Valéria Tomaz Simão
Taubaté, 02 de Setembro de 2011.
As áreas visitadas no dia 26 de agosto têm como finalidade demonstrar os problemas e potenciais da Região de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.
Na parte industrial (do Una) de Taubaté, é possível identificar empreendimentos a fim de atrair novos investimentos nos setores industriais e prestação de serviços. Localizados com o fácil acesso pela Rodovia Presidente Dutra oferece ampla e sólida infra-estrutura para a instalação destes. Podendo assim ser um gerador do turismo de negócios.
Pindamonhangaba possui sua parte industrial localizada na avenida principal de acesso a cidade, característica não contida em Taubaté. Isso faz com que tenha um agregado de valores e usos como, por exemplo, condomínios fechados, shopping, hotéis, transformando numa área mista, com um forte potencial turístico, mas levando em conta o tratamento urbanístico e paisagístico, e os cuidados ambientais da região.
As áreas ao redor do novo Fórum de Pindamonhangaba, visivelmente caracteriza a expansão urbana mista – agregação de usos (institucionais, shopping e condomínios residenciais), resultando um alto poder aquisitivo.
Comparando as áreas industriais das duas regiões, Pindamonhangaba tem um melhor planejamento nesta questão.
A estrada que faz ligação Pindamonhangaba a Tremembé pode ser considerado um problema, pois na consideração do turismo microrregional, obriga um novo tratamento urbanístico na parte que esta estrada passa pelo centro de Tremembé.
Tremembé tem um potencial na agrícola (plantação de arroz), no artesanato (olarias), na paisagem (Serra da Mantiqueira e a várzea) etc., mas ao mesmo tempo isso se transforma num problema em relação a exploração como, por exemplo, o porto de areia e retirada de argila. A solução para este seria agregar o