trabalhos
Política salarial é o conjunto de decisões organizacionais tomadas a respeito de assuntos relacionados com a remuneração e benefícios concedidos a funcionários.
O objetivo principal da remuneração é criar um sistema de recompensas que seja equitativo tanto para a organização como para os funcionários.
Uma política salarial deve atender a sete critérios para ser eficaz.
• Adequada: a compensação deve distanciar se dois padrões mínimos estabelecidos pelo governo ou pelo acordo sindical.
• Equitativa: cada pessoa deve ser paga de acordo com o seu esforço e habilidades, e capacitação profissional.
• Balanceada: salários, benefícios e outras recompensas.
• Eficácia quanto a custos: os salários não podem ser excessivos, mas de acordo que a empresa pode pagar.
• Segura: os salários devem ser suficientes para ajudar os empregados a sentir se seguros e ajuda lós a satisfazer suas necessidades básicas.
• Incentivadora: os salários devem motivar o trabalho produtivo.
• Aceitável para os empregados: as pessoas devem compreender os sistema de salário e sentir que ele representa um sistema razoável.
Caso introdutório
Rafael chegou à amarga conclusão de que sua empresa, a remuneração não é motivadora nem satisfatória, mas apenas um fator higiênico. Para Rafael a remuneração não pode ser quantativa e matematicamente. Ela precisa motivar e incentivar as pessoas para que elas queiram dar tudo de si para alcançar resultados que dependam diretamente ou indiretamente do seu desempenho
Como vai o custo Brasil?
As empresas nacionais convivem no dia-a-dia com um conjunto de distorções que, nos últimos tempos, se tornaram conhecidas como custo Brasil. no Brasil apenas metade do que ela paga vai para o bolso do funcionário. A Voith, um grande fabricantes de bens de capital, comparou os encargos nacionais com os alemães e concluiu que aqui os encargos trabalhistas representam 123,77% da folha de pagamentos, enquanto La alcançam apenas 43,62%.