trabalhos
Nome: Vérisson Husllan da Hora Rocha.
Curso: Direito Noturno.
Turma: A. Objetivo: Fazer uma analise do filme passado no dia 02 de agosto de 2013, Filósofos Essenciais.
A análise particular feita pelo professor Paulo Ghiraldelli Junior, facilita o entendimento a cerca do papel de cada filósofo em suas épocas em específico.
Analise.
SÓCRATES
Resumo de apresentação:
Filósofo que não deixou nada escrito, o que se sabe hoje sobre Sócrates foi deixado por escrito por seu discípulo Platão, Nasceu em Atenas, seu pai era escultor sua mãe era parteira, quando jovem sérvio o exercito, era uma pessoa de hábitos simples, carismático, atraia as pessoas por suas perguntas de ar critico, foi condenado à morte por ser acusado de corromper os jovens e desrespeitar os Deuses.
Ponto de vista de Paulo Ghiraldelli Júnior as perguntas feitas pela entrevistadora a respeito de Sócrates.
Em seus estudos mostra que Sócrates sempre negou todas as acusações que lhe era atribuída, ate porque ele negava a condição de professor, ou seja, se ele não ensinava nada somente usava o método da refutação com as pessoas que gostavam de conversar com ele, sendo assim algo voluntário e individual sem nenhum tipo de obrigação. No caso de ter aceitado tomar o veneno para confirmar sua morte, o fez, não para aceitar que estava errado, e sim, para garantir o cumprimento das Leis de Atenas que para ele eram perfeitas. Refutar seria o simples fato de uma pessoa ser levada ou obrigada a afirmar uma coisa, depois a respeito do mesmo assunto ser levado a afirmar outra situação, então, existindo duas afirmações diferentes a respeito de algo onde já se havia uma aparente certeza a contradição acaba por acontecer ficando assim refutada aquele assunto por falta de algo concreto. Analise Filosófica poder ser feita por dois contextos diferentes, o primeiro contexto lógico argumenta pelas contradições que o interlocutor pode cair. Já o contexto Histórico recorre aos